Foi realizado, na quarta-feira (10/3), no auditório da Prefeitura de Contagem, um treinamento para as equipes de manutenção que atuam na cidade operando os serviços de zeladoria e Operação Tapa-Buraco. A capacitação ocorreu em parceria entre a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos – Semobs, as administrações regionais e a empresa responsável pela execução dos trabalhos, a Construtora e Dragagem Paraopeba Ltda.
O treinamento se pautou nos procedimentos necessários para a execução da Operação Tapa-Buraco, acompanhamento e fiscalização, e nos critérios indispensáveis para se garantir a segurança dos profissionais durante todo o processo, desde a preparação da massa asfáltica na usina até a conclusão do serviço nas ruas da cidade.
A engenheira civil e gestora do contrato de manutenção com o município, Viviane Santos, destacou os aspectos abordados no treinamento. “Realizamos um treinamento com as equipes dos encarregados da Operação Tapa-buraco e com os fiscais de campo das regionais e da Secretaria de Obras. É um treinamento operacional para melhorar a qualidade da execução do serviço e visando também a parte de segurança do trabalho e preservação do meio ambiente”, disse.
A prefeita Marília Campos compareceu ao treinamento e aproveitou para conversar com os prestadores de serviço, frisando a importância de se cumprir o cronograma traçado pela Semobs, a fim de assegurar mais eficácia e agilidade no atendimento às demandas da população. “Precisamos ter uma estratégia, e, o que eu tenho insistido como estratégia é garantir o serviço nos corredores que têm muita visibilidade mais vezes no ano e fazer esquema de mutirão dentro dos bairros para termos a melhoria da qualidade de vida de toda a cidade. Não podemos atender de forma desordenada, porque isso diminui a eficiência da manutenção e o serviço fica mais caro”, pontuou.
Atualmente, a Prefeitura tem colocado 12 caminhões com material para a realização da Operação Tapa-Buraco diariamente nas ruas. Eles são distribuídos entre as oito regionais do município. A previsão é que a força-tarefa para sanar os danos causados pelo período chuvoso seja concluída em 60 dias. Entretanto, o trabalho não para e, ao longo de todo o ano, a Subsecretaria de Manutenção segue uma programação para atender as demandas de serviços urbanos na cidade.
.